Quais as maiores mudanças acontecem na pele durante a gravidez?
Durante a gravidez a pele da gestante passa por algumas mudanças decorrentes principalmente das alterações hormonais características deste período. Muitas destas alterações são transitórias e se resolvem espontaneamente após o término da lactação. Outras exigem cuidados específicos nos período da gestação, amamentação e após o término da lactação.
Podem surgir manchas acastanhadas no rosto, conhecidas por melasma ou cloasma; a região das aréolas e mamilos ficam mais escuras e pode surgir a chamada linha nigra, linha acastanhada localizada na região infra-umbilical. Alguns nevos melanocíticos, conhecidos por pintas, podem ficam mais escurecidos.
Existe uma maior fragilidade vascular, o que pode ocasionar o surgimento dos chamados vasinhos nos membros inferiores principalmente, mas podem surgir em outras regiões como face e colo.
Algumas pacientes, já com certa predisposição, podem ter uma leve piora da acne desencadeada pelo aumento dos níveis hormonais.
Outras podem notar a piora ou até mesmo o aparecimento de celulite, principalmente em região de coxas e glúteos. Esta piora é observada devido às alterações hormonais, à diminuição da atividade física e às alterações circulatórias que ocorrem neste período.
Na maioria dos casos, os cabelos e unhas tendem a ficar mais fortes e com crescimento mais acelerado neste período.
Estrias são de aparecimento relativamente comum na gestação, principalmente nos casos em que a paciente está acima do peso ou ganha muitos quilos durante a gestação. Esta alteração se dá pela distensão excessiva e consequente ruptura das fibras elásticas da pele. Os locais mais acometidos são as mamas, abdômen e glúteos.