Unhas frágeis: Qualquer situação em que o estado nutricional, hormonal ou estado de saúde geral da pessoa esteja alterado, pode se refletir nas unhas gerando fragilidade. Fatores externos também podem ter relação com o quadro, como excesso de produtos químicos (principalmente esmaltes e bases) e molhar as unhas com frequência.
Descolamento da unha (onicólise): Onicólise é o descolamento de toda a unha do leito ungueal. Várias são as causas: doenças próprias da unha (psoríase, líquen plano), micoses, alergia a remédios. Porém, a principal causa é o trauma. Seja o trauma repetitivo por uso de calçados apertados, trauma agudo, e mais comumente, trauma pela limpeza excessiva feita pela própria pessoa ou por manicures ou podólogos.
Onicomicose (micose da unha): A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o “alimento” dos fungos.