Hiperidrose é transpiração excessiva que acomete axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e face. Pode acometer até 1% da população. Não é uma doença grave, mas traz grandes incômodos por atrapalhar a vida social, assim como, profissional também. A hiperidrose pode ser classificada como primária (sem causa determinada) e secundária (causada por fatores orgânicos, como problemas de tireóide, alterações neurológicas, efeito colateral de medicações e outros).
Hiperidrose em geral se inicia na adolescência ou infância, mas pode ter início somente na vida adulta em casos isolados.
Palma das mãos: A sudorese excessiva faz com que as mãos estejam sempre molhadas, atrapalhando a vida social e profissional. A ansiedade gerada pela mão molhada acaba por causar ainda mais transpiração, piorando o quadro.
Axilas: Roupas excessivamente molhadas, manchadas que acaba denotando má higiene ou descontrole emocional. Em algumas pessoas além do suor excessivo, também ocorre mau cheiro.
Pés: Em geral incomoda mais as mulheres, que se queixam de escorregarem do sapato de salto pela umidade. Nos homens, com o uso de meias de algodão a sudorese não incomoda tanto.
Face: É a forma mais rara de hiperidrose, por vezes está relacionada com a salivação. Existe um aumento da produção de suor quanto aumenta a produção de saliva, conhecida como sudorese gustativa ou síndrome de Frey. A hiperidrose de face responde muito bem à aplicação de toxina botulínica.