Skip to main content
 

Feridas Complexas podem ser definidas como aquelas de difícil resolução, isto é, dependerão de intervenção médica (normalmente envolvendo cirurgia) para que possa haver cura.

Dentro dessa ótica, uma ferida pode tornar-se complexa se:

– Ocupar grandes áreas do corpo,

– Expuser estruturas nobres (vasos, ossos, nervos, tendões),

– Ocorrer em pacientes clinicamente debilitados ou com doenças que afetem a cicatrização (como Câncer ou Diabetes Mellitus).

O Cirurgião Plástico é um dos profissionais habilitados a tratar este tipo de problema, uma vez que dentro de sua especialidade tem os recursos técnicos para realizar o fechamento de defeitos no corpo humano. Além disso, tem conhecimento profundo dos processos de cicatrização e de seus desvios da normalidade e de curativos modernos muitas vezes necessários para o tratamento da ferida antes do fechamento da mesma.

No entanto, em algumas situações, é preciso acompanhamento multidisciplinar em virtude da complexidade não só da ferida como também da condição clínica do doente. Um exemplo claro disso é a ferida do paciente diabético, que necessita de controle do açúcar no sangue (Endocrionologista), avaliação da irrigação sanguínea (Cirurgião Vascular) e avaliação da sensibilidade da pele (Neurologista).