topo

Download Free Templates http://bigtheme.net/ Websites Templates

As mãos são parte importante da interação do indivíduo com o ambiente, e a impossibilidade de utilizá-las de maneira adequada é extremamente prejudicial à qualidade de vida do paciente.

As queimaduras acometendo as mãos são muito prevalentes, e podem variar desde lesões superficiais que cursarão com restauração espontânea, necessitando apenas de cuidados locais ou curativos, até lesões mais profundas que necessitarão de intervenções cirúrgicas para sua resolução.

A importância do acompanhamento de um especialista é interessante porque nem sempre é fácil realizar a distinção entre uma situação e outra, sendo o tempo crucial para o prognóstico da lesão. A fase aguda é o momento de ouro para a intervenção cirúrgica caso ela seja necessária, gerando os melhores resultados estéticos e funcionais se realizada adequadamente.Uma queimadura que não cicatriza em torno de dez dias a rigor é profunda, e terá uma cicatrização insatisfatória, evoluindo provavelmente com retrações e prejuízo funcional.

Nestas situações, denominadas sequelas da queimadura, existe habitualmente necessidade de retirar as cicatrizes doentes (denominadas plastrões cicatriciais), refazendo o defeito inicial e trocando esta pele cicatricial por tecido saudável( enxertos ou retalhos, dependendo da situação). Por vezes, também há necessidade de liberação das articulações e tendões que devem também ser liberados para que haja um restabelecimento global da função das mãos.

A terapia de mão e os cuidados pós- operatórios exercem também um papel fundamental no restabelecimento integral de sua função.


Exemplo de queimadura de mão com indicação de intervenção cirúrgica


Exemplo de grave sequela de queimadura. Ainda é possível realizar melhoras da função da mão. porém o momento ideal de intervenção foi perdido