topo

Download Free Templates http://bigtheme.net/ Websites Templates

Os tendões são as estruturas responsáveis por fazer a ligação entre os músculos e os ossos. Para que eles funcionem adequadamente é necessário que possam deslizar dentro de seu trajeto no corpo.

Nas mãos, os tendões responsáveis pela flexão dos dedos passam por um túnel (bainha osteofibrosa ou fibrotendínea), e desta forma conseguem manter uma relação íntima com os ossos dos dedos aumentando também a eficiência mecânica dos movimentos.

Em algumas situações, o tendão pode inflamar-se e com isso tornar-se mais espesso prejudicando o seu deslizamento na região do túnel osteofibroso. Isto pode provocar dor à flexão do dedo e com o tempo pode haver um travamento do movimento . Se não tratado adequadamente, o dedo pode chegar a uma situação permanente de flexão.

O tratamento inicial do dedo em gatilho consiste na utilização de anti-inflamatórios , uso de órteses e mudança de atividades. Em casos mais avançados, podemos utilizar injeção local de corticóides.

Quando o tratamento clínico não funciona, indica-se o tratamento cirúrgico onde se realiza a abertura parcial do túnel osteofibroso, desta maneira acomodando melhor o tendão espessado e com isso interrompendo o círculo vicioso de inflamação, atrito tendão- túnel e mais inflamação.