topo

Download Free Templates http://bigtheme.net/ Websites Templates

Os nevos melanocíticos, conhecidos como pintas ou sinais são manchas ou pequenas elevações na pele que variam de castanho claro a castanho bem escuro. Os nevos melanocíticos são considerados como potenciais precursores, diagnóstico diferencial de melanoma (câncer de pele) e marcadores de risco pra melanoma.

Os nevos melanocíticos podem se transformar em um melanoma. A chance de isto ocorrer depende de inúmeros fatores como quantidade de nevos do paciente, tamanho do nevo (nevos gigantes presentes desde o nascimento tem um risco muito elevado de transformação), cor da pele, entre outros.

Os nevos melanocíticos podem simular melanomas quando apresentarem as características de assimetria, bordas irregulares, mais de uma cor e grande tamanho. Nevos melanocíticos com estas características são conhecidos como nevos atípicos. Muitas vezes, a diferenciação entre uma lesão benigna, o nevo melanocítico, e uma lesão maligna, o melanoma, é muito difícil de ser feita apenas ao exame clínico. Nestas circunstâncias podemos usar a dermatoscopia e o mapeamento corporal para nos auxiliar.

Pessoas com múltiplos nevos atípicos (mais de 100) têm um risco elevado de desenvolver melanomas. Por todas estas razões pintas suspeitas devem ser sempre examinadas por um dermatologista.