topo

Download Free Templates http://bigtheme.net/ Websites Templates

No momento em que descobrimos a gestação, imediatamente vem à cabeça a pergunta: Como está o meu bebê? Com que tamanho está? Já tem cabelos? Unhas? E esta curiosidade nos acompanha durante os nove meses, com o crescimento da barriga, os primeiros chutes, as cambalhotas na hora em que deitamos para descansar…

Aqui estão alguns pontos do desenvolvimento do bebê. Lembre-se que contamos as semanas passadas a partir da data da última menstruação. Acompanhe.

4 Semanas: O embrião já está aninhado dentro do seu útero e começa a produzir o beta-HCG. A partir do atraso menstrual, você pode descobrir a gravidez com um teste de urina ou de sangue. Pelo ultrassom transvaginal, ainda não vemos o embrião. Podemos ver apenas o saco gestacional, aonde ele vai se desenvolver.

6 Semanas: O coração já está formado e o ultrassom transvaginal já é capaz de detectar os batimentos cardíacos fetais. O fetinho tem apenas 5mm de comprimento, mas já é possível distinguir a cabeça. Os sistemas nervoso e digestório também estão se desenvolvendo.

8 Semanas: Os olhos e as pálpebras já se diferenciaram, mas ele mantém os olhos fechados. Já é possível descobrir o sexo do bebê através de um exame de sangue chamado sexagem fetal.

bebe1

12 Semanas: Este é o período de desenvolvimento de todos os órgãos. Com 12 semanas o feto mede 6cm e já é possível ver o rosto, as pernas, os braços e até os dedos das mãos e dos pés. O órgão genital ainda está se diferenciando, porém o ultrassom é capaz de fazer uma estimativa do sexo. Neste período ainda é impossível perceber, mas o fetinho já começou a se mexer. O ultrassom de 12 semanas é o primeiro morfológico, cujo principal objetivo é avaliar o risco de malformações.

bebe2

16 Semanas: O feto já tem 12cm, pesa mais de 100g e o sexo pode ser avaliado, pelo ultrassom, com boa acurácia. Os ossinhos do esqueleto já estão formados e as orelhinhas começam a crescer. A sua barriga já está começando a aparecer!

bebe3

20 Semanas: Chegamos ao meio da gestação e o feto pesa em torno de 300g. O bebê já tem cabelos e unhas. Tem até cílios! E ele já é capaz de ouvir a sua voz! Converse com ele, toque músicas, agora vocês começam a interagir. Nesta época, você já pode perceber alguns movimentos fetais, apenas umas tremidinhas na barriga. O ultrassom de 20 semanas é o mais importante da gestação. O segundo morfológico vai avaliar detalhadamente a formação de todos os órgãos do seu bebê.

bebe4

24 Semanas: O bebê pesa aproximadamente 600g. A pele é enrugada, mas já se inicia o acúmulo de gordura pelo corpo. O ganho de peso é acelerado.

bebe5

28 Semanas: O bebê já pesa aproximadamente 1kg e tem condições de sobreviver fora da barriga da mãe, em centros especializados. A pele ainda é fina e avermelhada, mas os olhos começam a se abrir. Você pode sentir os movimentos fetais com maior intensidade e o bebê vai dar cambalhotas até assumir a posição para o parto: de cabeça para baixo. Você pode até sentir movimentos ritmados na sua barriga: o bebê tem soluços!

bebe6

34 Semanas: O espaço está ficando menor e os movimentos do bebê são menos amplos. Seu peso gira em torno de 2kg! Ao ultrassom, é possível visualizar os movimentos respiratórios. O seu bebê está treinando para o nascimento! O pulmão do bebê já está maduro, dando a ele boas condições de sobrevivência fora da barriga. Entretanto, ele ainda é prematuro e o controle neuro-muscular ainda não se desenvolveu por completo.

bebe7

37 Semanas: O seu peso gira em torno de 3kg e ele cresce aproximadamente 200g por semana! O bebê deixa de ser prematuro e, a partir daqui, ele pode nascer a qualquer momento. Mas atenção: antes de 39 semanas, ainda é possível que ele apresente desconforto respiratório transitório, com necessidade de suplementação de oxigênio ao nascer. Então, nada de ansiedade!

40 Semanas: Esta é a data provável do parto, quando a maioria das gestantes entra em trabalho de parto espontaneamente. Chegou a hora de conhecer o seu bebê! Bom parto!