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Atividades diárias

Você pode – e deve – levar uma vida normal. Pode trabalhar, dirigir, se exercitar e namorar, mas evite esforço físico em excesso. E seja rigorosa com as orientações do pré-natal. Enfim, em uma gestação bem cuidada, você pode fazer tudo aquilo a que estava habituada.

Gravidez Dá Sono?

No primeiro trimestre, você vai sentir muito sono. É o seu organismo avisando para você desacelerar! Respeite as horas de sono durante a noite e, se possível, tire uma soneca ao longo do dia. Mas não se preocupe, o sono melhora muito no segundo trimestre. Já no terceiro trimestre, a qualidade do sono pode ser comprometida pelo peso da barriga. Deite-se com as costas elevadas ou de lado com travesseiros entre os braços, entre as pernas e apoiando as costas. A prática de exercícios físicos ao longo da gravidez é fundamental para reduzir dores e garantir uma boa noite de sono.

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Posso Namorar na Gravidez?

Sim, você pode manter relações sexuais durante a gestação! Elas são uma ótima forma de relaxar e de se manter conectada ao seu parceiro. Se tudo estiver bem, poderá praticá-las até o final.

Posso Fazer Ginástica na Gravidez?

Uma vez liberada pelo seu médico para fazer exercícios, mexa-se! A ginástica faz bem à circulação, oxigena o sangue, tranquiliza a mente e prepara o corpo para o momento do parto. No primeiro trimestre, pratique exercícios mais suaves. Avise ao seu preparador físico sobre a sua gestação, para que ele possa elaborar um plano de atividades adequado. Evite exercícios com apoio abdominal e que gerem impacto, como esportes de contato e lutas. Procure aulas específicas para gestantes, como hidroginástica, ioga e pilates. Estes exercícios garantem fortalecimento abdominal e lombar e ensinam técnicas de respiração e força, tão importantes para o parto.

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Gravidez Mancha a Pele?

A ação dos hormônios durante a gestação torna a pele muito mais brilhante e sedosa. Por outro lado, ela está mais propensa a desenvolver manchas. Por isso, para não ficar com o rosto manchado, é obrigatório o uso diário de filtro solar, com fator de proteção solar maior do que usa habitualmente. No verão, quando for à praia, não se esqueça de passar o filtro em todo o corpo, usar chapéus e ficar debaixo do guarda-sol, sempre que possível. É esperado, entretanto, que algumas regiões escureçam naturalmente, pela ação hormonal. As aréolas escurecem e uma linha vertical escura surge abaixo do umbigo. Esta linha chama-se linha nigra, e é característica das gestantes. Ela desaparecerá alguns meses após o nascimento do seu bebê.

Gravidez Provoca Estrias?

As rápidas mudanças do seu corpo poderão fazer surgir estrias na barriga, coxas, nádegas e mamas. Uma alimentação balanceada, com um ganho de peso moderado, será a melhor forma de prevenir as estrias. Para auxiliar na prevenção, há cremes e óleos específicos para gestantes, mas lembre-se de não aplicar estes cremes sobre os mamilos. Peça ao seu dermatologista!

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Posso Pintar os Cabelos na Gravidez?

Há pouca informação sobre a segurança de produtos para cabelos durante a gravidez. Evite o uso de substâncias químicas durante o primeiro trimestre. Este período é crucial para o desenvolvimento dos órgãos do seu bebê. Após este período, procure saber os componentes dos produtos que você pretende usar e evite contato direto com o couro cabeludo.

Gravidez Provoca Varizes?

A vascularização aumenta, sim, na gestação. Aproveite para colocar os pés pra cima sempre que puder! Isso descansa as pernas e ajuda a prevenir as varizes. Outra prática interessante é usar meias elásticas de média compressão. É possível encontrar meias feitas especificamente para gestantes, e meias bonitas também! Estas medidas são particularmente importantes para mulheres que já têm tendência a desenvolver varizes.

Posso Ir ao Dentista?

Durante a gestação, suas gengivas ficarão mais sensíveis, o que facilita a ocorrência de sangramento. Opte por escovas de dente macias e por pastas de dentes específicas para dentes sensíveis. A maioria dos procedimentos pode ser realizada, porém alguns medicamentos são contraindicados. Visite o seu dentista, com a cartinha de encaminhamento do seu médico.

Grávida Faz Xixi o Tempo Todo?

A partir do segundo trimestre, a função dos rins aumenta e o útero em crescimento comprime a bexiga. A vontade de ir ao banheiro é constante, mesmo para pequenas quantidades. Nunca segure a vontade e beba muito líquido! Lembre-se de que a gestação torna a mulher mais propícia a ter infecções urinárias. Mas atenção: uma mudança repentina no padrão urinário deve ser comunicada ao médico, já que a infecção urinária na gravidez pode acontecer com poucos ou mesmo nenhum sintoma.

Grávida Fica com Intestino Preso?

A ação dos hormônios faz com que o intestino de muitas mulheres fique mais lento, em especial no primeiro trimestre. Se isso acontecer, aumente a quantidade de fibras na sua dieta. Nas grandes refeições, reserve metade do prato para as verduras. Abuse de frutas como laranja, mamão e ameixa. Insira na dieta granola, linhaça e alimentos integrais. Mas lembre-se que nada adianta se não beber muita água. Ande sempre com uma garrafinha e procure ingerir mais de 2 litros de água por dia. Atividade física regular também ajuda a regular o intestino.

Álcool é Proibido na Gravidez?

O abuso de álcool na gestação pode ser extremamente prejudicial ao desenvolvimento do seu filho. Não há descrita nenhuma quantidade segura de consumo de álcool durante a gravidez, portanto evite sempre.

Como Ter uma Alimentação Saudável na Gravidez?

É esperado – e desejado – que a mulher ganhe peso durante a gestação. Este aumento, contudo, deve ser controlado, mantendo-se em torno de 11kg. Alimente-se bem e reserve a maior parte do ganho de peso para o último trimestre. O ganho de peso excessivo pode fazer com que você desenvolva diabetes ou hipertensão da gestação, além de dificultar ou mesmo inviabilizar o parto normal. Alimente-se de 3 em 3 horas e faça 6 refeições por dia. Pequenas quantidades, com intervalos curtos e regulares são o segredo de uma boa alimentação.

Faça uma dieta balanceada em carboidratos integrais, proteínas, gorduras e fibras. Não se esqueça das fibras, e muita água, o que irá facilitar o funcionamento do seu intestino. Abuse de alimentos ricos em cálcio, ferro e ácido fólico, e lembre-se de tomar seu polivitamínico. Procure reduzir massas, pão, batata, refrigerante, sorvetes, açúcar, chocolate, sal, leite integral, doces e gorduras de um modo geral. Evite alimentos crus se for susceptível a toxoplasmose. O seu médico irá pedir este exame no início do pré-natal.

Lembre-se: seja criteriosa a cada refeição. Afinal, tudo o que você consumir será absorvido pelo seu bebê, e contribuirá com o seu desenvolvimento. Se desejar, a orientação de uma nutricionista irá garantir orientações específicas para o seu caso.

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Quando devo Parar de Trabalhar?

Por Lei, toda gestante tem direito a sair de Licença Maternidade até 4 semanas antes do parto, ou seja, a partir de 36 semanas de gestação até a data do parto. É importante programar com cuidado a Licença, para aproveitar ao máximo o tempo com o seu bebê. A Lei garante 120 dias corridos de afastamento, porém algumas empresas oferecem uma Licença estendida de 180 dias. Entre em contato com o seu RH para conhecer seus direitos. Se o seu vínculo não contempla os 180 dias, não se preocupe. Por Lei a empresa deve garantir dois intervalos de meia hora cada, por dia, durante a jornada de trabalho, para você amamentar o seu filho até que ele complete 6 meses de idade. E o papai? Tem direito a cinco dias corridos, a partir do dia do nascimento, para curtir seu bebê.