topo

Download Free Templates http://bigtheme.net/ Websites Templates

A cirurgia plástica é um procedimento realizado por uma variedade de motivos e seu resultado depende também da qualidade da alimentação feita pelo paciente. Cirurgias como a lipoaspiração, aumentam a necessidade de nutrientes do organismo e a alimentação adequada, aliada a suplementação, podem contribuir bastante para melhor recuperação e cicatrização.

blog68

 

A dieta deve ser iniciada antes mesmo da cirurgia. Duas semanas antes do procedimento, capriche no consumo de alimentos ricos em bioflavonóides, auxiliares da cicatrização. É possível encontrá-los em suco de uva vermelha, castanhas, nozes, amêndoas, vinho tinto, chás (verde, branco e vermelho) e, principalmente, no alho. O consumo aumentado de proteínas, em especial o aminoácido Glutamina, é muito indicado para quem possui histórico com dificuldades de cicatrização ou infecção. A glutamina está disponível em forma de suplementação e só deve ser consumida caso haja orientação de um especialista.

No pós-operatório, priorize alimentos proteicos, como carnes, frango, peixes, ovos e laticínios e se necessário, faça suplementação adequada. Para o pós-operatório também é indicado alimentos que sejam aliados de uma boa cicatrização, como peixes de água fria e funda ou óleos de linhaça, por exemplo, que possuem ômega-3. O consumo de um dente de alho por dia também auxilia na cicatrização, seja picado na salada ou cortado em cubinhos nas preparações quentes. Há também a possibilidade de ingerir cápsulas de alho manipuladas, principalmente se você não tolera o sabor forte do tempero. Além disso, quando o paciente tem uma alimentação pobre em frutas e vegetais, recomenda-se a suplementação com as vitaminas C, E, A e o mineral Zinco, que podem contribuir para uma boa cicatrização e recuperação.

A alimentação adequada e equilibrada sempre pode nos ajudar a ter uma boa saúde e qualidade de vida. Faça suas refeições com qualidade, rica em frutas, vegetais, fibras e água, e ajude seu corpo a se recuperar bem e melhor de qualquer cirurgia.

Se quiser saber mais, nossa equipe está preparada para te atender na Clínica Essere.

Alexandra Lelis Machado (Nutricionista)

Fábio Lopes Saito (Cirurgião Plástico)