topo

Download Free Templates http://bigtheme.net/ Websites Templates

As glândulas adrenais ou supra-renais estão localizadas logo acima dos rins. Os hormônios por ela produzidos são essenciais para o adequado funcionamento do corpo e são os seguintes:

- Cortisol: hormônio produzido pela adrenal em resposta ao ACTH (hormônio adrenocorticotrópico), produzido pela hipófise. Tem várias funções no corpo incluindo: a regulação dos níveis de glicose (açúcar no sangue), aumento da gordura corpórea, participação na defesa do organismo contra a infecção, ajuda o corpo a responder ao estresse. Tem nível sanguíneo mais alto pela manhã e mais baixo no final da tarde e a noite.
A doença associada ao excesso de produção de cortisol chama-se síndrome de Cushing, que uma doença rara. A deficiência na produção de cortisol chama-se insuficiência adrenal ou doença de Addison e, também é uma doença rara.

- Aldosterona: ajuda a regular os níveis sanguíneos de sódio e potássio, o volume de sangue e a pressão sanguínea.
Hiperaldosteronismo é o nome que se dá ao excesso na produção de aldosterona causando aumento dos níveis da pressão arterial.

- Andrógenos: incluem a testosterona, a dehidroepiandrosterona (DHEA) e o sulfato de DHEA, estão presentes nos homens e mulheres. Nas mulheres, os andrógenos são produzidas nas glândulas adrenais e nos ovários. e promovem o desenvolvimento de algumas características sexuais, tais como pelos axilares e pubianos. Nos homens, a maioria dos androgénios são produzidos nos testículos.

- Catecolaminas: dopamina, adrenalina e noradrenalina. São hormônios importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo, diante de condições de emergência, tais como estresse ou o perigo. Eles preparam o organismo para a fuga ou luta. A adrenalina aumenta o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. Também causam aumento do nível sanguíneo de glicose. Existem tumores que causam aumento da produção das catecolaminas, são chamados de feocromocitomas.