topo

Download Free Templates http://bigtheme.net/ Websites Templates

A videolaparoscopia, ou simplesmente laparoscopia, é a cirurgia do abdome realizada através de pequenas incisões, com o auxílio de uma câmera de vídeo. Este tipo de cirurgia pode ser utilizado para tratar inúmeras doenças ginecológicas, como é o caso de cistos de ovário, endometriose, infertilidade, miomas uterinos, entre outros.

Assim como a cirurgia convencional, a laparoscopia deve ser realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Entretanto, diversas são as vantagens da cirurgia por vídeo. Primeiramente, as incisões na pele são pequenas, usualmente 3 incisões de aproximadamente 1 cm cada. Desta forma, a dor no pós operatório é menor, com menor necessidade de medicação e menor risco de infecção. O resultado estético também é uma vantagem.

A injeção de gás carbônico e a introdução da câmera no abdome tornam possível a visualização de todas as estruturas da cavidade abdominal, o que é difícil com uma incisão baixa como a da cesárea. Além disso, obtém-se grande ampliação da imagem, muito importante em cirurgias delicadas como ressecção de endometriose ou reconstrução das tubas uterinas.

 

laparoscopia 1


Pinças modernas utilizam energia elétrica ou ultrassônica para minimizar a perda sangüínea e a inflamação de estruturas vizinhas. O uso da laparoscopia vem se expandindo com o tempo e hoje já é possível realizar cirurgias maiores, como a retirada de grandes miomas, ou mesmo do útero, sem a necessidade de cortes maiores no abdome.

A recuperação pós-operatória é muito rápida. As principais queixas relacionadas ao abdome distendido, como náusea, dificuldade para evacuar e até dor no ombro, costumam melhorar rapidamente. A alta hospitalar costuma ser no mesmo dia ou no dia seguinte e o retorno às atividades após uma a duas semanas.

Desta forma, a laparoscopia é uma ótima opção para mulheres que precisam se submeter a uma cirurgia ginecológica e deve ser considerada sempre. A escolha do médico especializado e do hospital equipado é fundamental para o melhor resultado de tratamento.